Buscar

UNO e a comunicação interna


Ter uma comunicação interna bem estruturada é fator decisivo para as empresas nos dias de hoje. Muito se fala em campanhas de incentivo, engajamento de pessoas, employer branding e tantos outros termos, da moda ou não. A verdade é que o universo da comunicação com os colaboradores é amplo o suficiente para comportar um sem-fim de temas, se renovar constantemente e ser visto como uma ferramenta estratégica decisiva para o negócio.

Na UNO, temos um case muito especial: uma década cuidando da comunicação interna da InterCement, uma das mais importantes cimenteiras do mundo.

Ao longo desses 10 anos, cumprimos junto da empresa missões como apoio à construção de cultura organizacional, conscientização sobre segurança, promoção da diversidade, alinhamento estratégico, incentivo e recompensa. Conectando gente com gente e com o negócio em cada um dos países de atuação da empresa.

Construir essa caminhada exige mais que dedicação: é preciso ter inteligência em comunicação e alinhamento constante com o cliente, promovendo de forma rápida o desenvolvimento estratégico e os ajustes de percurso necessários.

Então, quando a empresa se internacionaliza através de aquisições e precisa fazer acontecer uma cultura organizacional única, a UNO analisa os relatórios da consultoria de gestão e materializa os resultados do trabalho da McKinsey&Co. em conceitos abrangentes o suficiente para serem entendidos por todos os públicos da empresa, ao mesmo tempo em que são meticulosamente pensados para refletir os objetivos e expectativas da corporação.

Quando a estrutura de comunicação interna se expande para oito países, com pelo menos 4 idiomas oficiais diferentes, e o trabalho da área precisa atingir seu auge estratégico para a consolidação da cultura organizacional, a UNO extrapola o papel de agência de comunicação para conduzir uma pesquisa quali/quanti com 10% da população da empresa, conduzindo entrevistas presenciais e por videoconferência com pessoas de todas as áreas e níveis hierárquicos. Assim, entende a fundo a estratégia, a visão das lideranças, os desejos das pessoas, a dinâmica da informação, canais, mídias, formatos e linguagens mais aderentes a cada região, com um estudo completo da comunicação interna da empresa.

Quando a segurança no trabalho pode melhorar, a UNO mistura conscientização e incentivo, com uma campanha pensada não apenas para motivar a ação individual, mas para estabelecer indicadores e auxiliar no acompanhamento do desenvolvimento de cada dimensão da segurança em cada área de cada unidade, oferecendo à liderança uma visão detalhada para gestão do tema.

Quando é tempo de integrar gente, a UNO aproveita a Copa do Mundo para realizar uma campanha que promove o engajamento mútuo, com a formação de times de 11 pessoas de diferentes unidades (e países!) no site do bolão, para que cada equipe pactue seus palpites e torça junto por seus resultados, com todos dos times vencedores recebendo os grandes prêmios ao final. Mas o maior prêmio foi fazer pessoas se conhecerem, se aproximarem, saberem que são muito mais iguais que se pode supor à distância.

São muitas histórias que podemos contar sobre a comunicação com funcionários em nossos 18 anos de trabalho. Mas, se podemos resumir, vamos dizer: nossa visão de comunicação interna é que ela pode ser inovadora, divertida e agradável, sem perder sua característica séria, objetiva, estratégica, e falando muito sério quando precisa.

FALE COM A GENTE talk@uno.ag​​ (11) 5061 5101 • (11) 98831 3070

  • LinkedIn - Círculo Branco